-
Arquitetos: María de los Ángeles Espinosa ; María de los Ángeles Espinosa
- Área: 250 m²
-
Fabricantes: Franz Viegener
“Simplicidade da construção, a clareza dos meios tectônicos e a pureza do material devem ser os portadores de uma nova beleza”
Mies Van Der Rohe
Num contexto rodeado pela natureza, levanta-se a casa em apenas um nível, elevado do solo com pilotis de concreto para não modificar a topografia original e ganhar vista.
Busca-se criar uma estreita relação interior-exterior por meio de grandes janelas que se abrem a uma ampla varanda, que está rodeada por um bosque de abacateiros.
A altura de um pé-direito e meio é a ideia de apenas uma cobertura inclinada para trás, gerando um gesto de grande abertura para a parte frontal, reforçando a relação com o generoso jardim exterior.
A cobertura se assenta com leveza sobre a casa se convertendo num elemento independente que praticamente flutua sobre a estrutura.
A busca por uma honestidade na materialidade gera como resultado materiais puros, sem revestimentos. Tijolos de alvenaria, estrutura metálica aparente e uma cobertura de madeira com vigas de colorado e tábuas de eucalipto.
A distribuição interior está claramente diferenciada entre uma área social totalmente aberta e a área familiar.